Quem sou eu

Minha foto
Companheiras e companheiros fazendários, Apresentamos para conhecimento e apreciação da categoria fazendária a Chapa 1 que concorre às eleições sindicais para o mandato 2012/2015. A Chapa 1 representa a atual Diretoria, renovada pela integração de novos companheiros, na perspectiva de manter-se íntegro o ideal de construção de uma Administração Tributária de vanguarda, pujante e eficiente, preparada para os nobres e inderrogáveis desafios de arrecadar, gerir e distribuir os recursos necessários ao desenvolvimento do Estado do Ceará visando a justiça fiscal e a redistribuição da renda. Para este propósito, temos o mais precioso dos instrumentos, uma categoria aguerrida, coesa, de elevado espírito público, tecnicamente preparada e consciente do seu mister institucional. Afinal, além de conquistar o piso do PDF para ativos e aposentados, o fortalecimento da luta através da união SINTAF/AAFEC e a reestruturação do PCC com efetivação das competências funcionais, foi a negociação, o diálogo e essa diretoria que obteve do governador do Estado o compromisso em tornar realidade a lei orgânica do fisco cearense.

domingo, 17 de junho de 2012

Lei Orgânica: sonho cada vez mais próximo de se tornar realidade.


Cada vez mais se aproxima da realidade um sonho de toda a categoria fazendária em todo o Brasil: a Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT). É que a Fenafisco, por meio de sua Comissão de Lei Orgânica, coordenada pelo fazendário cearense Liduíno Lopes de Brito, ex-diretor de Organização do Sintaf, está em vias de concluir o seu projeto de LOAT, após um longo período de estudos, pesquisas e elaboração.

O projeto se encontra atualmente em fase de revisão com a consultora jurídica Adriana da Costa Ricardo Schier, que possui vasto conhecimento em Direito Administrativo e já participou de diversos eventos da Federação, onde abordou a questão da Lei Orgânica para categorias do serviço público. A advogada deverá apresentar seu parecer ainda na próxima semana. Em seguida, a Fenafisco finalizará o projeto e o submeterá ao Conselho Deliberativo, que se reunirá em Fortaleza (CE) nos próximos dias 10 e 11 de julho. A expectativa dos diretores da Federação é que o CD delibere pela aprovação da redação final do projeto.

A partir da aprovação do Conselho, a Fenafisco se reunirá com representantes do Fisco federal e municipal. A proposta será apresentada também às entidades que compõem o Fórum Fisco (Fenafisco, Febrafite, Sinait, Fenafim, Sindifisco Nacional e Anfip). Após a deliberação positiva também do Fórum Fisco, o passo seguinte é encaminhar o projeto ao Governo Federal, para que este entre em tramitação no Congresso como matéria do Executivo, o que pode acontecer ainda em agosto.

Vale ressaltar que o projeto da LOAT complementa a PEC 186/2007, uma vez que a propositura em questão cria a Lei Orgânica Federal da Administração Tributária, mas não elabora uma redação para a mesma – o que está sendo desenvolvido pela Fenafisco.

Atualmente, dois estados já possuem uma Lei Orgânica estadual – Pará e Rio Grande do Sul – e outros se articulam para encaminhar sua própria legislação, a exemplo do Ceará. 

Consolidação da carreira

De acordo com o coordenador da Comissão da Lei Orgânica da Fenafisco e diretor de Formação Sindical da Federação, Liduíno Lopes de Brito, a aprovação da LOAT no Congresso seria uma vitória histórica da categoria. Para ele, a Lei Orgânica traria uma “identidade nacional” à categoria do Fisco, que seria “reconhecida em todo o país com uma só nomenclatura, trazendo, consequentemente, direitos e deveres iguais, além de conferir autonomia e consolidar a carreira juridicamente”.

Fonte: Sintaf Ceará
Última atualização: 14/06/2012 às 13:53:27


Nenhum comentário:

Postar um comentário